builderall

5 Problemas Gerados pela Estagnao do Negcio

Hoje em dia muitas pessoas querem ser um empreendedor, então correm para o mundo dos pequenos negócios com toda força, sem avaliar as diversas variáveis existentes.


É óbvio que algumas pessoas aprenderam depois de errar muito, mas a maioria falham no primeiro ano. É por isso que você vê algumas sempre trocando de atividade e recomeçando em um novo nicho de mercado.


Abordo a seguir, alguns aspectos sobre estagnação do negócio que dificulta o crescimento.


OS 5 PROBLEMAS GERADOS PELA ESTAGNAÇÃO DO NEGÓCIO SÃO:

# 1 Falta Capital de Giro para Financiar a Expansão


O nível do capital caindo complica a estabilidade do negócio.


O problema é gerado porque as despesas relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa geralmente sãorecorrentes.Apesar das demais despesas, máquinas equipamentos, veículos entre outros não ser recorrentes, mas são de pagamento que precisam ser pontuais.

Com a queda do crescimento, o empresário se afoga em dívidas, porque não consegue reduzir as despesas, guardar dinheiro para o capital de giro e quitar todas as dívidas.

Com o estresse devido ao cenário negativo, falta equilíbrio emocional para controlar o saldo bancário, contas a pagar, a receber e o faturamento, bem como definir o valor fixo da retirada mensal do proprietário ou dos sócios. Tal separação permitiria acompanhar o resultado e planejar o investimento.

No caso como este, o melhor seria aumentar o nível de capital em caixa como medida de segurança e mobilidade.


Definir o valor de retirada mensal e separar o valor gasto mensalmente com despesas individuais, para facilitar planejar o investimento.

Identificar o nível mínimo de caixa necessário para cumprir as obrigações, bem como, analisar a estrutura dos custos, fixos e variáveis, margem de contribuição individual de cada item.


É necessário o controle da receita gerada, vendas, contas a pagar para acompanhamento da saúde financeira.Neste caso, torna necessário o uso de indicadores para monitorar o desempenho, começando como lucratividade e rentabilidade.

Tal controle, dará uma base razoável para a tomada de decisão.

Para transformar seu negócio em algo maior e mais forte, você precisa de mais dinheiro para financiar a expansão. Se o dinheiro não estiver disponível para fazer por exemplo, novas instalações, comprar equipamento adicional ou financiar novas atividades de marketing, então seu negócio simplesmente não poderá crescer.

# 2Clientes novos apenas substituem os clientes perdidos

O empresário dessa forma encontra dificuldade para conseguir novos clientes, devido ao custo de aquisição. Nessa situação, fica mais difícil trabalhar para a fidelização de novos clientes e também na manutenção dos mesmos.


Todo negócio visa satisfazer alguma necessidade do mercado, mas a concorrência empresarial existe quando várias empresas resolvem o mesmo problema, mesmo que seja com produtos diferentes, sendo que o cliente pode migrar para novas ofertas.


Procure entender qual a necessidade atendida por seu negócio e que outras opções tem para satisfazer seu cliente.
Interessante nesse momento, sabendo que os clientes são a razão de ser do negócio, para aperfeiçoamento, seria necessário promover os produtos, mas entenda quem pretende atingir e o que esses perfis de clientes valorizam. Defina quem são seus clientes e os elementos de segmentação consideráveisa seu negócio.


Tal forma tenderia a evitar cair na armadilha de ficar estagnado já no estágio de aquisição donovo cliente conquistados, só compensa o que você está perdendo para os concorrentes. Ponto primordial cuidar dos clientes existentes e perceber o valor que eles podem trazer para você.

Explorar alguns novos segmentos de clientes é uma das principais maneiras de aumentar seus lucros de maneira simples, pois para isso basta melhorar algumas características ou atributos de seu produto e uma nova comunicação de venda.


Importante recriar a imagem da empresa, o que é fundamental para se obter resultados de médio e longo prazo.
Existe o perigo de que todos os proprietários de negócios e líder de negócios fiquem obcecado em encontrar novos clientes, enquanto não se concentra nos clientes em que já investiram tempo, esforço e dinheiro para adquirir.

Se você está nos estágios iniciais do crescimento do negócio, seu foco pode ser direcionado para a conquista de novos clientes.Procure compreender os objetivos a curto e longo prazo de sua empresa, para que a organização possa caminhar com uma direção clara.

# 3 A Contratação de pessoal se tornou inviável


A empresa descapitalizada já não possui processo de recrutamento e seleção, só contrata com anos de experiência, e não realiza recrutamento interno, sem avaliar o desempenho.Fica maculado o procedimento de comunicação interna e não existe política de reconhecimento ou recompensa, muito menos a preocupação com o bem-estar e opinião dos colaboradores, pois com a atmosfera de cenário pessimista o foco e os planos ficam desalinhados.


Realize a seleção através de indicações e entrevistas.

Estimule sempre seus funcionários a indicarem novos talentos, no entanto, não se esqueça de divulgar as oportunidades ao público externo também.
Funcionários com experiência são bons, mas costumam ser mais caros, apesar de não ter a mesma energia e a inovação de funcionários jovens.

Faça avaliações do desempenho dos funcionários com orientação para a contribuição do crescimento, para aperfeiçoamento de talentos já que são um ativo para a empresa.

Já que não consegue mapear as competências necessárias dos seus funcionários e treina-los, bom seria realizar reuniões periódicas para promover a troca de informações.
Jamais esqueça de comunicar as possíveis mudanças e crie um canal para ouvir os colaboradores, implementando reconhecimento aos funcionários destaques. Em seguida, defina funções e responsabilidades aos cargos.

Cabe atenção especial na gestão de pessoas aos recursos humanos, porque com o cenário do ponto fraco pessimista do negócio, o atendimento tende a piorar.

Cabe aos poucos ir realizando avaliação e desempenho, com a finalidade de aperfeiçoamento contínuo aos talentos e passar a mentalidade que proporciona crescimento para todos focar em resultados.


# 4 As atividades operacionais se tornaram ineficientes

A empresa perde o padrão de execução operacional, porque não consegue utilizar tecnologia, não consegue gerenciar suas compras, e fica sem os talentos para gerenciar os processos, como controle de qualidade, cumprimento de prazos, controle adequado de estoque e não consegue realizar entregas, perdendo ponto para o concorrente.

Primeiro é preciso realizar um planejamento estratégico, depois mapear e identificar os processos críticos, aquele que afetam mais a lucratividade.

Priorizar sempre definir primeiramente o chamado "processo macro" da empresa ou do negócio. Este é definido pela principal fluxo de atividades, desde a entrada do pedido do cliente até a entrega do produto ou serviço a ele.

É importante usar a tecnologia a favor, para melhoria contínua de seus processos. Um primeiro passo é utilizar a comunicação ideal própria e compartilhar para os colaboradores, pois depois de algum respiro, comece utilizar aos poucosa tecnologia, gerenciando compras por cotação, escolhendo o melhor custo-benefício.

Escolha o fornecedor que tem a tecnologia para fabricar o produto na qualidade exigida, e que você possa administrar seu negócio com eficiência o bastante para obter lucros e assim vender por preços competitivos.

Gerencie os processos mais caros com prioridade, como negociação dos clientes para manter a fidelização.

Você tem que ser capaz de entregar o básico e cumprir a promessa com o cliente. Uma experiência inconsistente do cliente corrói a confiança e a lealdade.


# 5 Falta planejamento e previsão

A empresa não consegue buscar e atender a outros segmentos de clientes, não consegue incrementar outros produtos e serviços, não investe na apresentação da imagem institucional. Não consegue fidelizar os seus clientes e nem manter a fidelização dos novos. Ainda não consegue conhecer os concorrentes, muito menos os clientes, pela falta de mensurar.

Nesse cenário, torna-se visível a necessidade da realização de um diagnóstico mais aprofundado, elencar a priorização dos problemas e elaborar um plano de ação de minimizar o efeito das ameaças e maximizar o das oportunidades, mantendo os registros e controles regulares, dos principais indicadores, para facilitar o nível de gestão.

Planejar explorar novos mercados é uma das principais saída de aumentar seus lucros, aproveitando a estrutura existente.

Procure entender através do cruzamento das análises relevantes o quanto a empresa está passível a entrada de um novo concorrente expressivo, bem como novos produtos substitutos, acompanhe diariamente o fluxo de caixa.

Um dos desafios comuns enfrentados pelas empresas sem um plano estratégico claro é que seus líderes e proprietários são sugados quase exclusivamente para atividades reativas de curto prazo. Seu tempo é dominado por entregas táticas e operacionais constantes e gerenciamento de crises.

O planejamento com previsão eficaz, adota uma abordagem baseado na inspiração de previsão ?de cima para baixo" com uma abordagem de verificação de realidade "de baixo para cima" usando dados reais, e confrontando o projetado, comparado ao realizado.


Por que utilizar a tecnologia para diferenciar?


Mude a sua mentalidade para mudar !

Sabemos que o Marketing é a parte central mais importante da empresa. Ele interliga todas as outras partes. Você deveria utilizar o marketing online, ao invés da maior parte o marketing tradicional, quando o faz, porque os seus clientes e possivelmente os seus concorrentes estão conectados..

Como está o seu ambiente de marketing? Sua empresa tem presença online?

Entenda o que está entre estagnação e o caminho para o crescimento com soluções online!

Wilson Fernandes

Quer saber mais?

Baixe o E-book grátis agora e conheça os 9 Erros que Proprietários de Pequenos Negócios Cometem .


? Entenda precisamente os principais erros que prejudicam o esforço de marketing.
? Conheça as ações específicas a serem tomadas e as armadilhas a serem evitadas no crescimento e dimensionamento de seu negócio.


Baixe seu Ebook Agora!

9 Erros que proprietrios de Pequenos Negcios Comentem